terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Usando mapas do Google Maps Off-line no Android

Créditos: http://www.droidbrasil.com.br/index.php/tutorial-usando-mapas-do-google-maps-off-line-no-android/1228


Se você tem plano de internet no seu celular, ótimo, talvez isso não o interesse tanto. Mas para quem não tem internet no celular, seja ele um potente android ou um modesto porém guerreiro Samsung Galaxy 5, ter os mapas do Google Maps e poder ver ruas Off-line é uma grande mão na roda.

Com a solução abaixo você consegue usar o Google Maps mesmo estando off-line, pois o mapa é salvo no cachê do aplicativo.
Embora ele não trace rota e nem tenha navegação assistida é ótimo para saber pelo menos aonde estamos, já que através do GPS e o mapa do Google ele nos acha dentro do mapa.

Para traçar rotas, aconselho totalmente a usar o NDrive, tutorial aqui, também aqui no site.

Vamos então ao tutorial:

Na Android Market procure pelo aplicativo RMaps, baixe e instale. Não tem internet no celular nem para baixar o RMaps? Você pode baixa-lo na internet como .apk e passar pro seu celular.

Faça o download do programa Atlas Creator, descompacte ele e execute o mesmo [link para download]

Abra o Atlas Creator para selecionar e baixar o mapa que você deseje, para isso siga os seguintes parâmetros:

-- > Em Map Source selecione “Google Maps”, então irá aparecer os Mapa do Google Maps do Google. Daí selecione a área do Mapa que você deseja fazer o download para a navegação.

Como fazer isso? Os mapas são do Google Maps, mas você não irá conseguir navegar pelo mapa puxando o mapa para a direita ou esquerda. Invés disso, com o Scroll do mouse, se afaste do mapa e depois com o Scroll vá chegando perto do mapa que você quer.

Eu diria para selecionar uma grande região que você gostaria de baixar. Exemplo: Eu moro no Rio de Janeiro, então selecionei toda a área da zona norte, zona sul, Niterói, são Gonçalo até Grumari. Acreditem, é bastante coisa.

--> Em Zoom Levels você seleciona o nível de zoom, eu escolhi todos -isso mesmo-. Queria todos aqueles mapas, mesmo se eu chegasse mais perto ou mais longe. Sabe quando você chega o mapa mais e mais perto? Isso é o Zoom Levels. Se você escolher apenas um nível de zoom, caso você aproxime ou afaste o mapa, ele não terá sido baixado-carregado. Então eu escolhi todos.

--> Em atlas content, clique em Add Selection;
Com o trecho de mapa ainda selecionado dê o nome que você deseja para o mapa em “name” depois clique em “Add selection”

--> Agora em Atlas Setings você tem que selecionar o formato final do mapa, o RMaps só reconhece o “BigPlanet SQLite” então é esse que você deve selecionar.
Agora clique em “Create atlas”. O tempo de download será correspondente ao tamanho do mapa que você selecionou, quanto maior o trecho maior o tempo de download.

Lembra que eu disse que abrangi uma grande área? Pois é, meu download dos mapas deu um total de 609mb de download, e 509 minutos ate baixar, processar e criar o mapa.

Tudo certo até então...

Feito o download é hora de passar o mapa para o celular.
Conecte o celular e monte o cartão SD e então copie o mapa gerado “BigPlanet_maps.sqlitedb”  para o seguinte caminho:  /sdcard/rmaps/maps e agora desconecte o celular.

Abra o aplicativo RMaps e navegue até Menu > Mais > Settings > User defined maps > BigPlanet_maps.sqlitedb  > Enabled Maps
Agora retorne a tela principal aonde aparecem os mapas, clique novamente no Menu > Maps >e selecione o BigPlanet_maps.sqlitedb.

Nesse ponto o tutorial diz que você pode usar o Google Maps com os mapas offline. Não sei se isso procede, pelo menos aqui não funcionou. Talvez tenha sido erro na escrita, mas inves de usar o Google Maps, voce usará o RMaps, e voce estara vendo os mapas tal como se estivesse no Google Maps.

Perfeitamente!

Palavras chave: mapas offline google maps, google maps offline, google maps android offline, gps android, como baixar mapas do google maps, 

Nenhum comentário:

Postar um comentário